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    Como funciona a SourceLab

    Entender como funciona a empresa que você pretende delegar seus projetos é o primeiro passo para assegurar que tudo vai sair conforme o planejado. Tudo aqui é realizado com total transparência.

    Como está organizada

    A SourceLab é constituída por três estruturas multifuncionais e multidisciplinares distintas, chamadas de Áreas Organizacionais, criadas a partir da necessidade estratégica de organizar a empresa em função do atendimento prestado aos clientes. São elas: comercial, administrativo e técnico.

    Áreas Organizacionais

    Comercial

    É a área organizacional que trata exclusivamente a percepção da visão do cliente e de suas expectativas, que é responsável por moldar necessidades gerando soluções definitivas.

    São setorizadas da seguinte forma:

    • Serviços - Equipe responsável pela tratativa comercial dos nossos serviços com os clientes;
    • Produtos - Equipe responsável pela tratativa comercial dos nossos produtos com os clientes;
    • Marketing - Equipe responsável por cuidar da gestão comercial, da comunicação e da marca;

    Administrativa

    Área organizacional responsável pelo controle funcional da SourceLab. Ela é quem determina a estratégia operacional e os procedimentos de trabalho de todas as áreas.

    São setorizadas da seguinte forma:

    • Planejamento - Equipe responsável pela definição estratégica operacional, controle de riscos, prevenção de perdas e suporte jurídico;
    • Financeiro - Equipe responsável pela movimentação, avaliação e controle da administração financeira, orçamentária e contabil;
    • Pessoal - Equipe responsável por cuidar da gestão pessoal e de recursos humanos;

    Técnica

    A área técnica cuida da criação lógica e física de todas as soluções que disponibilizamos para nossos clientes.

    São setorizadas da seguinte forma:

    • Projetos - Equipe responsável por cuidar do plano, da execução e do controle de tudo o que precisa ser desenvolvido;
    • Desenvolvimento - Equipe responsável pela programação web (front-end, back-end e banco de dados) e mobile, e pela criação de recursos visuais e artísticos;
    • Infra-estrutura - Equipe responsável pela gestão e suporte de infra-estrutura de TI;

    Como é o atendimento

    A SourceLab possui um serviço personalizado de atendimento chamado SPA, formado por representantes distintos em cada uma das áreas organizacionais.
    O SPA é distribuído dessa forma entre as áreas para que seja possível segmentar, direcionar e classificar o atendimento, aumentando sua eficiência.

    SPA Comercial

    São chamados clientes as pessoas, empresas ou entidades que já contrataram, possuem interesse ou que necessitam contratar os serviços praticados ou fornecidos pela SourceLab.

    Pré-venda

    Clientes que ainda não fizeram o primeiro contato podem clicar aqui e falar com a SourceLab escolhendo uma das opções para preencher o formulário.
    Também é possível falar com a Área Comercial por telefone, de segunda a sexta das 09:00 as 19hs, ou através do e-mail comercial@sourcelab.com.br.

    Após uma breve analise das condições preliminares, um Gerente de Negócios será designado de acordo com o tipo de necessidade para ser o responsável exclusivo de atendimento. Ele conduzirá todas as tratativas com um Gerente de Projetos para que as soluções sejam definidas, sempre com base nas necessidades apresentadas pelo cliente.

    Com todas as necessidades já mensuradas, o Gerente de Negócios define com sua equipe de analistas a abordagem comercial ideal para viabilizar as soluções esperadas. Um orçamento detalhando as soluções é encaminhado para analise e aprovação comercial pelo cliente.

    Após aprovação, os orçamentos viram projetos para serem executados pela equipe técnica após liberação administrativa.

    Pós-venda

    Clientes com projetos ativos na SourceLab entram em um protocolo de atendimento diferenciado.

    Quando o cliente solicita ao Gerente de Negócios alguma alteração, inclusão ou remoção de aspectosou funcionalidades dentro de um projeto em execução, sendo crítico ou não, a área comercial abre um ticket para que as demais áreas competentes analisem a solicitação e criem interações que vão determinar a viabilidade para o atendimento da solicitação.

    Havendo viabilidade de atendimento, novas condições comerciais podem ser abordadas pelo Gerente de Negócios, que serão orçadas e, se aprovadas pelo cliente, liberadas e praticadas pela equipe técnica.

    SPA Técnico

    É denominado usuário qualquer pessoa apta a utilizar as soluções que praticamos ou disponibilizamos para nossos clientes.
    É denominado keyuser qualquer pessoa apta a intermediar, elaborar e validar o escopo de um projeto em nome do cliente.
    É denominado titular qualquer pessoa apta a responder juridicamente pelo cliente.

    Atualizações Proativas

    A equipe técnica está constantemente fazendo melhorias nos sistemas homologados em produção. Isso garante a forma como o sistema deve se comportar nos diversos dispositivos pelos quais são compatíveis.

    Essas atualizações contendo melhorias técnicas de back-end (que na maioria das vezes ficam transparentes para os usuários), front-end e bancos de dados, são segmentadas e classificadas como atualizações críticas, corretivas ou circunstanciais.

    • Críticas - São atualizações praticadas no núcleo (core) que corrigem eventuais falhas que podem comprometer a integridade e o bom funcionamento do sistema como um todo.
      Atualizações críticas são praticadas nos sistemas homologados em produção de acordo com as regras estabelecidas na definição contratual. Quando existe abrangência, essas atualizações devem ser praticadas obrigatoriamente em todos os ambientes.

    • Corretivas - São atualizações que corrigem eventuais falhas ou agregam melhorias em processos específicos das regras de negócio.
      Atulizações corretivas também são praticadas nos sistemas homologados em produção de acordo com as regras estabelecidas na definição contratual. Quando existe abrangência, essas atualizações devem ser validadas, homologadas e só então efetivadas em produção.

    • Circustanciais - São atualizações que criam novas possibilidades, novas funções, que dependendo das circunstâncias, podem ser úteis para os clientes.
      A Área Técnica sempre mantém a comercial informada sobre a criação de novas funções circunstanciais para os sistemas já homologados. Os Gerentes de Negócio fazem um estudo elaborado com a equipe para oferecer essas atualizações nos clientes que já possuem sistemas homologados em produção.
      Atalizações Circunstanciais não dependem de definição contratual.

    Suporte Personalizado

    A equipe técnica possui um núcleo de atendimento especializado em suporte à sistemas.

    O suporte é oferecido aos nossos clientes de acordo com o nível estabelecido na definição contratual, pós homologação.
    Lembrando que só clientes credenciados podem utilizar nosso serviço de suporte.

    • Nível 2 - Usuários de clientes com credenciamento exclusivo podem utilizar o serviço de suporte da SourceLab.
      Modelo de atendimento onde um grande volume de usuários pode precisar de assistência e orientação técnica para cumprir determinadas tarefas dentro dos sistemas desenvolvidos por nós.

    • Nível 1 - Apenas os Keyusers de clientes com credenciamento exclusivo podem utilizar o serviço de suporte da SourceLab.
      Modelo de atendimento onde apenas as pessoas chaves (devidamente identificadas) que integram o poder de decisão sobre as regras de negócio ou que são responsáveis pela mediação entre os usuários, recebem orientações/assistências para cumprir determinadas tarefas dentro dos sistemas desenvolvidos por nós.

    • Nível 0 - Apenas os titulares com credenciamento exclusivo podem utilizar o serviço de suporte da SourceLab.
      Modelo de atendimento onde apenas os titulares, ou aqueles que integram o poder de decisão comercial sobre o projeto, recebem orientações/assistências para cumprir determinadas tarefas dentro dos sistemas desenvolvidos por nós.

    SPA Administrativo

    A área administrativa possui um núcleo de atendimento aos clientes exclusivo para assuntos financeiros e jurídicos.

    Ocorrências

    As solicitações que necessitam de analise serão tratadas como ocorrências e Tickets serão criados para gerenciar o atendimento.
    Lembrando que só clientes credenciados podem ter tickets criados.

    Você pode entrar em contato com área administrativa se houver faturas em atraso ou se um contrato está para expirar e precisa de renovação, por exemplo.

    SourceLab Image Repo

    Como projetos são trabalhados

    Desde 2012, a SourceLab adota de forma conjunta o PMBOK e o SCRUM como métodos primários para gestão e desenvolvimento de projetos.

    Definições

    PMBOK

    O guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

    SCRUM

    Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

    Fases

    Definição

    É a fase inicial do projeto.

    Durante o SPA Comercial de pré-venda, o gerente de negócios em conjunto com o gerente de projetos buscam compreender quais são as primeiras informações que devem ser mensuradas, os dados importantes, as restrições de escopo e de tempo.

    É nesse momento que são registradas as premissas, as regras e o propósito do projeto. São também registradas informações estimadas sobre cronograma e custos para fins de orçamento.

    Planejamento

    Após aprovação da execução do projeto pela área administrativa, hora de criar uma Estrutura Analítica e definir um Plano de Ação.

    Nesta etapa as informações requerem um nível de detalhamento maior - passam a ser documentadas para que seja possível mensurar quais precisam ser as melhores práticas da equipe técnica para alcançar o sucesso na execução efetiva do projeto.

    É também no planejamento que são definidos os Sprints e as pessoas que cumprirão os papéis de atuação para o SCRUM (Product Owner, Scrum Master e Team).

    Execução

    Etapa onde o foco é o exercício do que foi planejado.

    A execução é a fase do projeto com ciclo mais longo, onde é direcionada a maior parcela de recursos. Nela, a equipe técnica realiza o desenvolvimento, a programação, a composição de toda a estrutura de código, arquivos e dados necessários para que um projeto se torne real e funcional.

    Este é o momento onde os Sprints são trabalhados.

    Controle

    A execução controlada, devidamente documentada para que seja possível acompanhar as atividades, os avanços e os registros de entrega, é a chave para assegurar a garantia de escopo.

    Enquanto o projeto está acontecendo, caso seja necessária uma intervenção com base no contraste entre o plano de ação e realização, o gerente de projeto deve realizar os ajustes no plano inicial para que problemas referentes ao orçamento, recursos insuficientes ou riscos não interfiram no resultado final do projeto.

    São realizadas as reuniões diárias de SCRUM e as revisões periódicas dos Sprints. Por isso, esta fase lida com a aferição do desempenho do projeto e o progresso em relação ao plano de gerenciamento. Ela corresponde à verificação do escopo e ao controle para monitorar os avanços.

    Entrega

    Etapa onde os Sprints que compõem uma funcionalidade são finalizados e apresentados ao cliente para homologação e validação. Este é o momento mágico do deslumbramento.

    Após a validação de todos os Sprints, o projeto é concluído.

    SourceLab Image Repo

    Você pode querer dar uma olhada:

    • Causas

      Acreditamos na internet e na capacidade que ela tem de levar informação para as pessoas. Trabalhamos duro todos os dias para que isso seja uma experiência incrível!

    • Treinamento e Desenvolvimento Profissional

      Acreditamos no poder do conhecimento e fazemos disso a Pedra Fundamental de tudo o que podemos realizar como desenvolvedores. Utilizamos conhecimento em prol da informação, sempre.

    • Sustentabilidade

      Somos altruístas. Acreditamos que cada porção de bem que conseguimos plantar em nossas ações, sejam elas pequenas ou grandes, ajuda a transformar para melhor o mundo onde todos nós vivemos.